Mastalgia é o termo empregado para definir a dor localizada na mama e é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. A relevância clínica do tema se deve à interferência desta sintomatologia nas atividades físicas diárias e na qualidade de vida das mulheres.
Geralmente, os exames de imagem se encontram normais e os nódulos mamários benigno ou maligno não causam dor na mama. Porém, o exame clínico muitas vezes revela dor referida nas mamas, podendo ser uni ou bilateral. Isto significa que a dor real pode não estar nas mamas e sim relacionada com nevralgia intercostal ou mesmo patologia na coluna cervical de onde se inicia o plexo braquial que irá inervar a parede anterior do tórax.
O que mais se observa é o uso inadequado do sutiã. Muitas mulheres até pensam que sabem escolher o sutiã ideal, mas pesquisas indicam que 70% a 80% usam incorretamente a peça íntima ou não sabem escolher o modelo mais adequado para o seu corpo e que sustente bem suas mamas. Estas, independentes do tamanho, se não forem bem sustentadas provocam distensão dos nervos intercostais e um sutiã adequado poderia contribuir para o tratamento da mastalgia, evitando-se o uso desnecessários de medicamentos e proporcionando alívio psicológico as mulheres.
Um especialista deve avaliar caso a caso e indicar o melhor tratamento.
Sandra Gioia e Cristiane Torres.
Contatos: (21) 35591466 ou (21) 998251466.
Estamos na rua Conde de Bonfim, nº 1033. Tijuca, Rio de Janeiro.